É com grande honra que pelo segundo ano consecutivo somos convidados a colaborar com a formação de residentes e urologistas de todo o Brasil que prestarão prova de título ao final do ano. Desta vez com a elaboração do capítulo do livro base.
As disfunções miccionais na infância são queixas que motivam até 40% das consultas em nossos consultórios, e podem afetar amplamente a qualidade de vida, auto-estima e desenvolvimento das nossas crianças.
Grande parte delas se demonstram como dificuldades no desfralde tanto no período diurno quanto noturno, com sintomas de urgência miccional, aumento da freqüência e diminuição do intervalo entre as micções, e eventualmente até mesmo perdas urinárias.
A boa notícia é que, diferentemente dos adultos, a maior parte dessas crianças pode melhorar muito sem exames invasivos e sem intervenções cirúrgicas, mas simplesmente com uma orientações e reeducação do trato urinário. Por isso é de suma importância o reconhecimento dessas condições e diagnóstico pelo Urologista Pediátrico.
É de fundamental importância uma avaliação integral do paciente com o objetivo de diagnosticar e tratar adequadamente as nossas crianças.
コメント